oie_transparent (10)

Fique à vontade, sinta-se em casa com a 

Rádio Web Feito Em Casa

A rádio com a programação mais diversificada da web!

oie_transparent (10)
Reflexões de autoajuda que nos levam do nada a lugar nenhum

O programa Quem Manda São Elas, que vai ao ar toda segunda-feira, às 20 horas, pela Rádio Web Feito Em Casa, já discutiu positividade tóxica, que são aquelas frases e pensamentos de auto ajuda que fazem tudo parece lindo e fácil quando não verdade, não é.

 

Segundo psicólogos, essas frases prontas e repetitivas de autoajuda criam a ilusão de que tudo pode ser muito simples, criam a falsa ideia de que devemos desprezar o que é negativo. Isso acaba gerando mais ansiedade e frustração, afinal, emoções negativas, situações ruins, são avisos, aprendizado e desprezá-las pode nos conduzir a tomadas de decisões bastante equivocadas.

 

Se você está angustiado ou com medo ou triste, por exemplo, não deve desprezar isso. Deve voltar a atenção para si mesmo o compreender o que se passa com você, para encontrar o melhor meio de sair disso e de não voltar a esse sentimento novamente, pelos mesmos motivos.

 

Por isso, esse bombardeio de positivismo que nos conduz a crer que a vida deve ser sempre linda, cor de rosa e que apenas devemos valorizar o que é positivo podem nos fazer mal, podem ser bastante tóxicos.

 

Aproveitei então e trouxe algumas frases de reflexão para questionarmos.

 

“Deixe para trás o que não te leva para a frente.” Mas não dizem que tudo na vida é aprendizado, que toda experiência ruim é uma grande lição?

 

“Se importe menos e viva mais.” Típico de alcoólatra, da turminha que não tem um pingo de responsabilidade. Importe-se, sim, importe-se, cuide, corra atrás e viva bem também! Ou quem se importa muito SEMPRE vive menos? Claro que não!

 

“Quanto mais me elevo menor pareço aos olhos de quem não sabe voar.” A pessoa não faz nada certo, só faz cagada, lê um trem desse e jura de pé junto, que quem a desmerece morre é de inveja dela e ao invés de refletir sobre sua conduta, fica lá de peito cheio se achando a rainha da cocada preta. Ou vocês acreditam mesmo que sempre que alguém desmerece é por inveja, recalque? Porque eu já vi gente usar essa frase para reclamar do chefe que chamou atenção dela. E aí?

 

“O mundo convoca o ser humano a ser humano.” Mundo? Quem é mundo? Essa despersonificação tira a responsabilidade da gente. Não é o mundo, sou eu, é você, é ele. Sou eu que penso assim, é ele que pensa assado. “o mundo isso”, “as pessoas aquilo”, “a vida aquilo outro”. Não, a vida, o mundo as pessoas não fazem nem querem nada! Quem quer tem nome e sobrenome.

 

“Mantenha o pensamento positivo! Poderia ser pior”. Então, se o que me atingiu não foi exatamente o que pior que poderia ter acontecido, não tenho direito de sofrer pelo que estou passando? Ora!

 

“Aproveite as oportunidades apresentadas nessa pandemia, curta mais tempo com a família, entre em forma, adquira um novo hobby, aprenda um novo idioma, faça algo que nunca fez.” E você tá desempregado, com medo de pegar Covid, com medo de perder parentes, cheio de insegurança quanto ao futuro, mas é um lixo, se não fez nada de positivo na quarentena, como se simplesmente estivesse de férias. É assim, mesmo? Não!

 

“Quem fica de joelhos perante Deus, fica de pé perante qualquer coisa.” Quer dizer que quem não crê em Deus, é fraco, nunca vai conseguir superar nada? Todo ateus é mau sucedido em todos os aspectos da vida? Evidente que não!

 

“Enquanto Deus for meu chão, não há quem me derrube” e pessoa tá lá com a cara ralada de tanto cair e esfregá-la no chão da vida, mas jura de pé junto que vai muito bem, obrigada, pois está com Deus. É isso mesmo, nada de ruim alcança quem tem Deus como chão?

 

“O segredo é ter fé em Deus.” Se não creio Nele, então minhas vitórias foi o Capeta que me deu? Sinceramente...

 

“As crises não afastam os amigos, apenas selecionam.” A pessoa vive dizendo que nas horas difíceis os amigos somem, quando na verdade ela já era chata antes e depois, na dificuldade, ficou insuportável, reclamona e ninguém tá dando conta. As pessoas são mesmo falsas amigas? Mesmo parece mais que somos nós é que não sabemos cultivar verdadeiras amizades...

 

“Quem te quer bem não faz você ficar mal.” Ou seja, se seus pais te negam algo e você fica muito triste, são maus pais, não te querem bem. É assim, mesmo???

 

Ficaríamos a eternidade discutindo reflexões imbecis como as citadas acima, porque o que não faltam são frases de auto ajuda que não nos levam a lugar a nenhum.

 

A ideia é mostrar que não se deve acatar nada, nada, sem crítica, sem pensar, sem contrabalançar. Depois disso, se te servir, ótimo, leve para você. Se não, lixo. Afinal, todas as verdades são relativas.

   

********************************************************

Gostou do texto? Deixe seu comentário, é importante para a autora.

 

Adriana Fernandes é autora do texto e apresentadora do Programa NOTICIANDO, que vai ao ar toda sexta-feira, com notícias comentadas, sem reservas, e dicas de Programação Neurolinguística. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Math Captcha
− 1 = 5