oie_transparent (10)

Fique à vontade, sinta-se em casa com a 

Rádio Web Feito Em Casa

A rádio com a programação mais diversificada da web!

oie_transparent (10)
Corpo e mente são partes do mesmo sistema

Todos nós já experimentamos, em algum momento, ter um pensamento que afeta nossa musculatura ou nossa respiração. Ficamos tensos ou ofegantes, por um simples pensamento, uma lembrança. Pensar em coisas boas ou em coisas ruins nos afetam.

 

Ao ensinar que mente e corpo são partes do mesmo sistema, a Programação Neurolinguística mostra que podemos controlar nossas emoções, controlando nossos pensamentos. Mais que isso: podemos controlar nosso corpo quando controlamos nossas emoções ou nossos pensamentos.

 

Se temos pensamentos tristes, mais deprimidos, nosso olhar se volta para baixo, nossos ombros caem. Quando os pensamentos são alegres, tudo isso se altera, nosso olhar vai pro alto, nosso corpo se levanta. E o inverso também acontece. Mude sua postura e seu estado emocional corresponderá.

 

Um grande autor em PNL ensina que a fisiologia é o mais poderoso instrumento que temos para mudar o estado emocional e produzir resultados instantaneamente. Fisiologia é o funcionamento do nosso corpo.

 

Se adotamos uma postura ereta com o olhar para cima, automaticamente assumimos um estado emocional positivo. Tente fazer essa postura e ficar triste. Você não consegue! Da mesma forma, arqueie o corpo, abaixe a cabeça, olhe para o chão e fique alegre. Você também não consegue.

 

Percebe como pensamento e comportamento podem facilmente alterar um ao outro?

 

Sabendo disso, conseguimos alterar estados mais complexos, como crises de ansiedade, iniciando por mudar o modo respirar. E mudamos mais: é possível alterar nossas representações mentais.

 

Pensar em coisas ruins, altera nossa fisiologia, alterando nosso estado mental. Fazer como falei, mantendo a postura ereta, olhar adiante, trará um estado mental de alegria, incompatível com pensamentos ruins. E quando, por exemplo, você faz um exercício de relaxamento, sua fisiologia se altera, tudo vai se harmonizando e ao final não traz paz de espírito? É instantâneo.

 

É a chamada Tríade da Mudança: pensamentos geram sentimentos que alteram comportamentos. Comportamentos geram sentimentos que alteram pensamentos. Sentimentos geram comportamentos que alteram sentimentos. Alterar um leva a alterações nos outros dois.

 

Observe sua respiração, seus ombros, até seu jeito de andar. Eles estarão sempre de acordo com o que você sente naquele momento. Poder manipular sua fisiologia é uma atitude inteligente para canalizar suas emoções e pensamentos.

 

Agora que você sabe disso, pare de ficar reclamando e remoendo estados negativos. Levante o olhar, endireite os ombros, respire corretamente, veja que até sua frequência cardíaca começa a mudar. Acostume-se a gerar estados emocionais positivos, prazerosos.

 

É disso que trata esse pressuposto que afirma que corpo e mente formam um só sistema: do fato de que ambos se influenciam, nos permitindo superar limites.

 

Agora que sabemos disso, podemos prevenir doenças ou potencializar seu tratamento. Podemos desenvolver o uso racional das emoções, aprendendo a lidar com o estresse, com a depressão, ansiedade, dores físicas, como gastrites e úlceras nervosas.

 

Observe-se! Tenha esse costume e vá aprendendo a adequar sua postura, seus pensamentos, suas emoções, não importa qual seja a ordem.

  

********************************************************

Gostou do texto? Deixe seu comentário, é importante para a autora.

 

Adriana Fernandes é autora do texto e apresentadora do Programa NOTICIANDO, que vai ao ar toda sexta-feira, com notícias comentadas, sem reservas, e dicas de Programação Neurolinguística.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Math Captcha
− 2 = 1